Consultar devoluções
Devoluções de pagamentos não aceitos pelo beneficiário
Ao realizar o pagamento de uma conta, o beneficiário, entidade final que está recebendo o dinheiro, pode rejeitar um ou alguns pagamentos. Para esse cenário, o pagamento (valor) é devolvido na conta do Cliente. A Bit Capital oferece um endpoint de consulta para esses cenários. Por regra da Febraban, o prazo para recebimento da rejeição do cedente é de até 5 dias úteis.
Importante:
Atualmente esse endpoint está disponível de forma interna, ou seja, é acionado pela equipe de Operações da Bit Capital. A integração 100% está em fase de finalização de desenvolvimento, para liberação do endpoint aos Clientes.
Como consultar uma devolução (ocorrência)
ENDPOINT: https://kaizen-staging.btcore.app/boletos-payment/audit/
Esse endpoint utiliza o método GET.
Modelo de requisição:
Nos "params" é necessário informar o range de datas para efetuar a busca, esse período deve ter no máximo sete dias entre as datas:
Modelo de resposta:
{
"total": "1135.19",
"start": "2022-11-01",
"end": "2022-11-03",
"occurrences": [
{
"date": "2022-11-01T00:00:00",
"createDate": "2022-10-28T20:00:27",
"description": "2 - Operação Falhou.",
"digitableLine": "75691437090115554210100311690010591520000118249 ",
"value": "1135.19"
}
]
}
curl --location --request GET 'https://kaizen.bt-production.app/boletos-payment/audit/history?start=2022-11-01&end=2022-11-03' \
--header 'Authorization: Bearer eyJhbGciOiJSUzI1NiIsInR5cCIgOiAiSldUIiwia2lkIiA6ICJsMnBBZjduMVNoZURvV2syM0kweXZ1SGxpdVZmS3lYQjkxNnExWE45eVRvIn0.eyJleHAiOjE2Njc0ODAwMjYsImlhdCI6MTY2NzQ3OTEyNiwianRpIjoiNzNiN2IwMTQtMDRjNC00NTk1LTk5ZjItODVkYjFkZWY5MjZmIiwiaXNzIjoiaHR0cDovL2tleWNsb2FrLmtleWNsb2FrOjgxODAvYXV0aC9yZWFsbXMvZGlnaXRhbC1hY2NvdW50IiwiYXVkIjpbImNsaWVudC11aSIsImJhY2tvZmZpY2UtdWkiLCJhY2NvdW50Il0sInN1YiI6IjIzZTg4ZGEyLTFmMjgtNDcyZi04OTVhLTI3ZTI2M2Y3OThhYyIsInR5cCI6IkJlYXJlciIsImF6cCI6ImFkbWluIiwiYWNyIjoiMSIsInJlYWxtX2FjY2VzcyI6eyJyb2xlcyI6WyJvZmZsaW5lX2FjY2VzcyIsImFkbWluIiwidW1hX2F1dGhvcml6YXRpb24iLCJkZWZhdWx0LXJvbGVzLWRpZ2l0YWwtYWNjb3VudCJdfSwicmVzb3VyY2VfYWNjZXNzIjp7ImNsaWVudC11aSI6eyJyb2xlcyI6WyJhZG1pbiJdfSwiYmFja29mZmljZS11aSI6eyJyb2xlcyI6WyJhZG1pbiJdfSwiYWRtaW4iOnsicm9sZXMiOlsidW1hX3Byb3RlY3Rpb24iXX0sImFjY291bnQiOnsicm9sZXMiOlsibWFuYWdlLWFjY291bnQiLCJtYW5hZ2UtYWNjb3VudC1saW5rcyIsInZpZXctcHJvZmlsZSJdfX0sInNjb3BlIjoicHJvZmlsZSBlbWFpbCIsImVtYWlsX3ZlcmlmaWVkIjpmYWxzZSwiY2xpZW50SG9zdCI6IjEwLjE5OS4xMC4zNiIsImNsaWVudElkIjoiYWRtaW4iLCJyb2xlcyI6WyJvZmZsaW5lX2FjY2VzcyIsImFkbWluIiwidW1hX2F1dGhvcml6YXRpb24iLCJkZWZhdWx0LXJvbGVzLWRpZ2l0YWwtYWNjb3VudCJdLCJwcmVmZXJyZWRfdXNlcm5hbWUiOiJzZXJ2aWNlLWFjY291bnQtYWRtaW4iLCJjbGllbnRBZGRyZXNzIjoiMTAuMTk5LjEwLjM2In0.NroF_TewK6P-X-GLE0YgrARFB0XpCeflqV5vAn52H8WyXb_-lQQRi3STFzsbaDRIjSucqiMyFtZQJQV3s2WI3xab5yMuu1cNkrBnB2dzwM-UNdr3I8bUP-n5sDZODFlhQsE4WJfL97PPAjsXA6saT-qBjJzbTVtrf3kaHHLDW5L5xKov3Dmgnj3RvajAM3hqOv2KBva_ySDZRj7vzmtboqdLaap2DPLiMKlTBAYmqxjgKz0inrPeCGTcKk9siX-SNKf_x4hPbEblXbeqCbTJX0wDc8-LB4yaucfOmbXMImap1SIL0Bh6s-D4nqByh5YRKcDqljmIpBMX5Ixawr-D9g'
Descrição dos campos:
Campo | Descrição |
---|---|
total | Valor total de pagamentos devolvidos naquele período |
start | Data inicial |
end | Data final |
ocurrences | Lista das devoluções (ocorrências) |
data | Data da devolução |
createDate | Data da realização do pagamento |
descripition | Motivo da devolução |
digitableLine | Linha digitável do boleto |
value | Valor do pagamento/devolução |
Motivos de devolução
Embora seja um cenário raro, as devoluções podem acontecer pelos seguintes motivos:
Motivo | Descrição |
---|---|
12 - Data Validade/Vencimento Expirada. Pagamento/Agendamento Não Permitido. Data de Pagamento Após Vencimento | Data de vencimento expirada |
10 - Pagamento não autorizado - Valor divergente ao informado pelo beneficiário, o pagador deve verificar | Divergência de valor com a CIP |
23 - O boleto não poder ser recebido, pois encontra-se liquidado | Boleto já pago |
23 - O boleto não poder ser recebido, pois encontra-se baixado | Título já baixado |
Rejeitado | Ocorrência: AJ - Tipo de Movimento Inválido | Erro genérico para recusas. Favor entrar em contato com nosso suporte |
Repasse em duplicidade pela IF Recebedora de boletos | Boleto já pago |
Boleto de pagamento recebido com desconto ou abatimento não previsto no boleto de pagamento | Divergência de valor com a CIP |
Pagamento de Boleto divergente da base centralizada | Divergência de informação com a CIP |
Código de barras em desacordo com as especificações | Divergência de informação com a CIP |
Boleto inexistente na Base Centralizada de Boletos de Pagamentos | Boleto não localizado |
14 - Pagamento não permitido - Boleto bloqueado para pagamento, o pagador deve verificar com seu beneficiário | Título já baixado |
Rejeitado | Ocorrência: H6 - Outros Motivos de Glosa | Divergência de valor com a CIP |
276 - Boleto já recebido nesta data | Boleto recebido dentro do mesmo dia |
Rejeitado | Ocorrência: NC - Valor registrado diferente na CIP ou valor não atualizado para pagamento | Divergência de valor com a CIP |
Rejeitado | Ocorrência: H6 - Outros Motivos de Glosa | Erro genérico para recusas. Favor entrar em contato com nosso suporte |
Código de Barras Inválido | Divergência de informação com a CIP |
Devolução de Pagamento Fraudado – documentos com código de barras | Pagamento identificado como fraude |
Boleto em cartório ou protestado – Documentos com código de barras. | Boleto protestado |
13 - Pagamento não autorizado - Data limite para pagamento excedida, o pagador deve verificar com o Beneficiário | Data limite de pagamento excedida |
Já Pago | Boleto já pago |
Boleto divergente na Base Centralizada de Boletos de Pagamentos | Boleto divergente da CIP |
2 - Operação Falhou | Erro genérico para recusas. Favor entrar em contato com nosso suporte |
Updated about 2 years ago