Sistema de baldes e fichas Bacen

Rate Limit do DICT para a Consultas de Chaves

A funcionalidade "Consultar uma chave no DICT" precisa seguir a regra imposta pelo Bacen que implementa um "rate limit" para a operação de consultas de chaves.

Esse endpoint possui um “sistema de baldes e fichas" que segue de acordo com o Manual Operacional do DICT. O objetivo da política de baldes e fichas é garantir o uso adequado e equilibrado da API do DICT, evitando sobrecarga no sistema e protegendo a segurança e a privacidade das informações dos clientes bancários.

Esse sistema tem um mecanismo que limita a quantidade de consultas de um usuário por intervalo de tempo e, tem as seguintes regras:

  • Todo usuário (por CNPJ) possui um balde com 1000 fichas para utilizá-las na consulta de chaves no DICT;
  • A cada consulta com sucesso, será consumida 1 ficha;
  • E cada pagamento (PIX OUT) com sucesso, será reposto 1 ficha;
  • A cada consulta com erro, serão consumidas 20 fichas;
  • O balde de cada usuário (por CNPJ) terá uma taxa de reposição automática de 5 fichas por minuto;
  • Ao atingir a utilização total das fichas do balde, o usuário ficará temporariamente impedido de fazer consultas de chaves no DICT, e irá receber um erro (429). Com isso, será necessário aguardar até que o balde esteja com saldo positivo para que o endpoint volte a operar;

Dessa forma, é de suma importância que o usuário tenha o controle na utilização desse endpoint para evitar transtornos, como por exemplo interrupção na utilização da plataforma.

📘

Dica de utilização:

A fim de otimizar a utilização das fichas de consulta de chaves, é altamente recomendado empregar o mesmo código E2E gerado para efetuar a transação de PIX OUT.

Dessa maneira, é estabelecida uma associação entre as transações, mitigando a redundância no consumo de fichas.

Veja como utilizar o E2E na transação de PIX OUT, no seguinte link:

Requisição de PIX OUT