Consultar devoluções

Devoluções de pagamentos não aceitos pelo beneficiário

Ao realizar o pagamento de uma conta, o beneficiário, entidade final que está recebendo o dinheiro, pode rejeitar um ou alguns pagamentos. Para esse cenário, o pagamento (valor) é devolvido na conta do Cliente. A Bit Capital oferece um endpoint de consulta para esses cenários. Por regra da Febraban, o prazo para recebimento da rejeição do cedente é de até 5 dias úteis.

❗️

Importante:

Atualmente esse endpoint está disponível de forma interna, ou seja, é acionado pela equipe de Operações da Bit Capital. A integração 100% está em fase de finalização de desenvolvimento, para liberação do endpoint aos Clientes.

Como consultar uma devolução (ocorrência)

ENDPOINT: https://kaizen-staging.btcore.app/boletos-payment/audit/

Esse endpoint utiliza o método GET.

Modelo de requisição:

Nos "params" é necessário informar o range de datas para efetuar a busca, esse período deve ter no máximo sete dias entre as datas:

578

Modelo de resposta:

{
    "total": "1135.19",
    "start": "2022-11-01",
    "end": "2022-11-03",
    "occurrences": [
        {
            "date": "2022-11-01T00:00:00",
            "createDate": "2022-10-28T20:00:27",
            "description": "2 - Operação Falhou.",
            "digitableLine": "75691437090115554210100311690010591520000118249 ",
            "value": "1135.19"
        }
    ]
}
curl --location --request GET 'https://kaizen.bt-production.app/boletos-payment/audit/history?start=2022-11-01&end=2022-11-03' \
--header 'Authorization: Bearer eyJhbGciOiJSUzI1NiIsInR5cCIgOiAiSldUIiwia2lkIiA6ICJsMnBBZjduMVNoZURvV2syM0kweXZ1SGxpdVZmS3lYQjkxNnExWE45eVRvIn0.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.NroF_TewK6P-X-GLE0YgrARFB0XpCeflqV5vAn52H8WyXb_-lQQRi3STFzsbaDRIjSucqiMyFtZQJQV3s2WI3xab5yMuu1cNkrBnB2dzwM-UNdr3I8bUP-n5sDZODFlhQsE4WJfL97PPAjsXA6saT-qBjJzbTVtrf3kaHHLDW5L5xKov3Dmgnj3RvajAM3hqOv2KBva_ySDZRj7vzmtboqdLaap2DPLiMKlTBAYmqxjgKz0inrPeCGTcKk9siX-SNKf_x4hPbEblXbeqCbTJX0wDc8-LB4yaucfOmbXMImap1SIL0Bh6s-D4nqByh5YRKcDqljmIpBMX5Ixawr-D9g'

Descrição dos campos:

CampoDescrição
totalValor total de pagamentos devolvidos naquele período
startData inicial
endData final
ocurrencesLista das devoluções (ocorrências)
dataData da devolução
createDateData da realização do pagamento
descripitionMotivo da devolução
digitableLineLinha digitável do boleto
valueValor do pagamento/devolução

Motivos de devolução

Embora seja um cenário raro, as devoluções podem acontecer pelos seguintes motivos:

MotivoDescrição
12 - Data Validade/Vencimento Expirada. Pagamento/Agendamento Não Permitido. Data de Pagamento Após VencimentoData de vencimento expirada
10 - Pagamento não autorizado - Valor divergente ao informado pelo beneficiário, o pagador deve verificarDivergência de valor com a CIP
23 - O boleto não poder ser recebido, pois encontra-se liquidadoBoleto já pago
23 - O boleto não poder ser recebido, pois encontra-se baixadoTítulo já baixado
Rejeitado | Ocorrência: AJ - Tipo de Movimento InválidoErro genérico para recusas. Favor entrar em contato com nosso suporte
Repasse em duplicidade pela IF Recebedora de boletosBoleto já pago
Boleto de pagamento recebido com desconto ou abatimento não previsto no boleto de pagamentoDivergência de valor com a CIP
Pagamento de Boleto divergente da base centralizadaDivergência de informação com a CIP
Código de barras em desacordo com as especificaçõesDivergência de informação com a CIP
Boleto inexistente na Base Centralizada de Boletos de PagamentosBoleto não localizado
14 - Pagamento não permitido - Boleto bloqueado para pagamento, o pagador deve verificar com seu beneficiárioTítulo já baixado
Rejeitado | Ocorrência: H6 - Outros Motivos de GlosaDivergência de valor com a CIP
276 - Boleto já recebido nesta dataBoleto recebido dentro do mesmo dia
Rejeitado | Ocorrência: NC - Valor registrado diferente na CIP ou valor não atualizado para pagamentoDivergência de valor com a CIP
Rejeitado | Ocorrência: H6 - Outros Motivos de GlosaErro genérico para recusas. Favor entrar em contato com nosso suporte
Código de Barras InválidoDivergência de informação com a CIP
Devolução de Pagamento Fraudado – documentos com código de barrasPagamento identificado como fraude
Boleto em cartório ou protestado – Documentos com código de barras.Boleto protestado
13 - Pagamento não autorizado - Data limite para pagamento excedida, o pagador deve verificar com o BeneficiárioData limite de pagamento excedida
Já PagoBoleto já pago
Boleto divergente na Base Centralizada de Boletos de PagamentosBoleto divergente da CIP
2 - Operação FalhouErro genérico para recusas. Favor entrar em contato com nosso suporte