Devolução automática de pagamento - (Refund PIX IN)

Validação do CPF/CNPJ emissor x pagador - Transações Manuais (DICT/MANU)

A funcionalidade de devolução automática foi desenvolvida para atender às necessidades de modelos de negócios que exigem algumas validações no fluxo de entrada de pagamento (PIX IN). Atualmente nossa aplicação oferece dois tipos de validação/devolução automática:

  • Validação do CPF/CNPJ do emissor em relação ao CPF/CNPJ do pagador. Em outras palavras, o pagamento de um QR Code será aceito apenas se o CPF/CNPJ do pagador coincidir com o CPF/CNPJ do emissor.

Esse processo automático é opcional e a escolha pode ser feita em cada transação durante a emissão do QR Code, utilizando o campo "validateTaxId". Este campo pode receber os valores "True" ou "False", com as seguintes implicações:

True: Quando o pagamento deste QR Code é recebido, o sistema validará automaticamente os CPFs/CNPJs (emissor versus pagador). Se houver divergência nas informações, o sistema gerará automaticamente uma devolução do pagamento.

False: Quando o pagamento deste QR Code é recebido, o sistema não realizará a validação dos CPFs/CNPJs (emissor versus pagador), e o pagamento será aceito sem restrições.

📘

Informação!

Para verificar o modelo de payload com a utilização do campo "validateTaxId", acesse o link:

Emitir uma cobrança - QR CODE

  • Validação do modo de iniciação de pagamento (initiationMethod), que basicamente valida se o PIX IN recebido é atrelado a um QR Code, ou seja, possui initiationMethod=QRDN, ou se é um PIX IN direto, por chaves ou dados bancários (initiationMethod=DICT/MANU), e executa a devolução automática dos casos manuais, sem QR Code, pois se trata de uma cobrança sem o ID da aplicação, portanto gera um pagamento sem identificação para o Cliente.

📘

Informação!

Para utilizar essa funcionalidade é necessária uma configuração na Wallet transacional, emissora do QR Code.

Para solicitar essa configuração, entre em contato com o Time de Operações BIT Capital.