GuidesAPI ReferenceCommunity
GuidesCommunityLog In

Solicitação de proposta de crédito

Após simular seu empréstimo algumas vezes, o consumidor enfim encontrou as condições que satisfazem suas necessidades e agora quer uma proposta. Este é o momento em que o correspondente solicita a geração da proposta.

No corpo da requisição ao endpoint de geração de proposta devem ser informados os mesmos parâmetros fornecidos na simulação cujas condições satisfizeram o consumidor e o motivaram a solicitar a proposta. É necessário fornecer ainda o identificador do tomador e do beneficiário do empréstimo - cujas contas já devem estar criadas e aprovadas pelo compliance, o identificador da instituição responsável por financiar a operação, bem como do produto de crédito que o tomador deseja contratar. Abaixo são detalhados os parâmetros esperados no corpo da chamada ao endpoint de solicitação de proposta de empréstimo.

Campo

Requerido

Tipo

Descrição

Na resposta da requisição ao endpoint é retornado o identificador da proposta na plataforma (ver exemplo abaixo), o qual deve ser utilizado para assinar a proposta (contratação) e consultar seus detalhes.

Exemplo de resposta

{
   "request_id": "0a49471d-1cff-4805-829b-e2409969c111"
}

📘

Dica

Uma alternativa ao uso do identificador retornado na resposta é fornecer o seu próprio. O identificador externo da proposta deve ser enviado no cabeçalho da requisição de criação e pode ser usado em lugar do identificador interno para assinar e consultar os detalhes da proposta. Mais detalhes podem ser obtidos na documentação da API.

Após a criação da proposta, é verificado se as condições da operação e os dados do tomador estão em conformidade com as regras do produto de crédito e da instituição responsável por financiar a operação. Caso o resultado da análise seja positivo, a proposta é atualizada para o estado Compliant (200), a CCB(1) é gerada e um token para assinatura da proposta é gerado e enviado diretamente ao tomador via SMS. No entanto, caso o resultado da análise seja negativo (não conforme), a proposta é cancelada. Em ambos os casos o correspondente é notificado.

(1) A Cédula de Crédito Bancário (CCB) é um título de crédito emitido por pessoa física ou jurídica em favor de uma instituição financeira ou de entidade que se assemelhe. Esse título representa a promessa de pagamento em dinheiro decorrente de uma operação de crédito.

🚧

Importante!

O token - um código de seis caracteres alfanuméricos - expira 24 horas após sua geração.

O mesmo identificador retornado na resposta da requisição é referenciado nas notificações enviadas pela plataforma para informar sobre uma mudança de estado da proposta. A estrutura da notificação é detalhada abaixo.

Campo

Requerido

Tipo

Descrição

Máquina de estados da proposta

A proposta de empréstimo pode assumir diferentes estados durante seu ciclo de vida, representado no diagrama abaixo.

O propósito / significado de cada estado é descrito na tabela abaixo.

Estado

Descrição

Created (100)

A proposta foi criada

Awaiting Banking info (110)

Esperando validação de conta bancária

Compliant (200)

A proposta está em conformidade com as regras / restrições do produto e da instituição responsável por financiar a operação.

Signed (300)

A proposta e o contrato de crédito foram assinados

Await Guarantee Block (301)

Aguardando bloqueio de garantia

External provider failure (304)

Caixa está fora do ar

Guarantee Blocked (310)

A garantia foi bloqueada junto ao provedor externo.

Payment Sent (400)

O pagamento do empréstimo está em processamento

Payment Confirmed (500)

O pagamento do empréstimo foi liquidado

Endorsed (600)

O contrato de crédito foi cedido à instituição responsável por financiar a operação

Closed (700)

O contrato foi encerrado e baixado da carteira de crédito da Parati

Cancelled (000)

A proposta e o contrato foram cancelados


What’s Next
Did this page help you?